fbpx FTWines Vinhos

BLOG

Confira algumas curiosidades sobre vinhos e barricas


12 de Julho de 2019
A fermentação alcóolica e malolática quando acontece durante os estágios posteriores (ao qual chamamos de afinamento) chamamos de "processo de maturação". Hoje apresentaremos algumas curiosidades sobre vinhos e barricas. Ótima leitura!

 

Maturação


Na fase de maturação dos vinhos as barricas de madeira exercem um papel essencial: elas alteram características da bebida, bem como agregam elementos, elevando assim (de maneira significativa) seu sabor e qualidade. Aromas, texturas, estrutura do líquido e demais características são modificadas ao longo do processo.

 

Taninos


Os taninos, presentes nas cascas das uvas (ou mesmo nas cascas e sementes) podem estar presentes em diversos tipos de madeiras (barricas), em especial o carvalho, o mais nobre e utilizado mundo a fora.

 

Sabor


Em nossa língua existem diversas papilas gustativas que são acionadas em maior ou menor intensidade ao entrar em contato com as substâncias de alimentos e bebidas. Cada papila está associada a um dos cinco gostos, como o amargo, o azedo, o doce, o salgado e o umami (sabor de alimentos rico em proteínas).

 

Olfato


Já no sistema olfativo, cerca de 10 mil aromas diferentes podem ser sentidos quando juntamos a capacidade sensorial dos cinco gostos básicos.

 

Vinho


Ao voltamos essas informações acima quanto aos vinhos, entendemos o quão mágico, complexo e encantador essa deliciosa bebida é! Infinitas informações e sensações nos são apresentadas e vivenciadas, por isso ao tomar um delicioso vinho dizemos que desfrutamos um momento, pois recebemos uma enxurrada de informações e sensações positivas, bem como, de ponto de vista biológico, uma rica oferta de nutrientes para o organismo.

 

Por: Assessoria FT Wines Vinhos

Foto/ Créditos: iStock

Este material pode ser reproduzido, desde que citado a fonte.

VOLTAR
Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos

Seja um distribuidor