fbpx FTWines Vinhos

BLOG

Conheça a intensidade das uvas


28 de Janeiro de 2020

Tanto a intensidade quanto a cor são fatores muito relevantes na degustação de um bom vinho. Em uma análise sensorial, a tonalidade pode revelar muitas características presentes na bebida, como a idade, tipo de vinificação, corpo, uva utilizada e até mesmo se o vinho teve ou não estágio, por exemplo.



Contudo, vale lembrar que todas essas características variam muito de acordo com a uva utilizada e seu processo produtivo.



Na leitura a seguir, você irá entender um pouco melhor sobre como a intensidade dos vinhos pode dizer muito sobre a bebida. Confira!



O que é a intensidade?



A intensidade de um vinho representa a quantidade de cor presente na bebida. Uma das melhores maneiras de distingui-la é inclinando a taça 45 graus para observar o quanto a cor se estende pelo recipiente, desde a base até a auréola. Quanto mais translucido o liquido for, menos intenso é o vinho.



Observar a intensidade a do vinho é uma boa maneira de conhecer um pouco melhor as propriedades da bebida. Por exemplo: quanto mais escuro for o líquido, mais encorpado ele é. Já vinhos considerados mais jovens e ácidos apresentam aspecto um pouco mais brilhante.



Mas por que saber a intensidade do vinho?



Além de antecipar o seu conhecimento a respeito das capacidades gustativas presentes na bebida, identificar e entender a intensidade do vinho é uma das maneiras de assegurar uma harmonização perfeita com pratos distintos.



Assim sendo, é importante ter em mente que vinhos mais encorpados harmonizam melhor com alimentos mais pesados e grelhados, enquanto vinhos leves são mais recomendados para refeições a base de comidas mais leves, cozidas ou até mesmo cruas.


VOLTAR
Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos

Seja um distribuidor