fbpx FTWines Vinhos

BLOG

Entenda o que é um vinho frisante


19 de Agosto de 2019
O consumo de vinho é algo que ainda é muito associado ao glamour ou mesmo ao consumo de bebidas de inverno, porém, diariamente vemos a versatilidade o quanto essa bebida está cada dia mais presente nos paladares das pessoas, sejam degustando em festas ou mesmo em jantares em casa, no dia a dia em temperaturas mais quentes.

Uma bebida que pode ser apreciada a qualquer momento, sendo ele festivo ou não, sendo o complemento ideal para quem aprecia viver o melhor da vida. Hoje falaremos especificamente do vinho frisante, acompanhe!

Existe sim diferença entre frisante e espumante, sendo que durante o processo de elaboração do vinho frisante, a fermentação alcóolica ocorre através das leveduras, fungos que consomem os açúcares da fruta e transformam em álcool e gás carbônico, assim, o álcool fica "dissolvido" no líquido e o gás carbônico, no caso dos frisantes, são mantidos, proporcionando então uma delicada e refrescante gaseificação - que mesmo com o processo de gaseificação natural, a lei permite que  gás carbônico seja adicionado no momento da fermentação, de maneira artificial, diferente dos espumantes, em que gás carbônico sempre será proveniente das leveduras.

 

Harmonizando o vinho frisante


O vinho frisante é considerado uma bebida delicada, por isso, de fácil harmonização, seja em suas versões doces ou mais secas. Pratos como saladas, quiches e sobremesas são sempre bem-vindos, bem como para quem busca uma combinação interessante de sabores para os petiscos como os queijos, castanhas, patês, amêndoas e até embutidos.

Dica especial! Não se esqueça de colocar o seu vinho frisante na adega antes de servir. A temperatura ideal para consumo está entre os 6 e 8 ºC, mantendo assim a sensação leve e de frescor da bebida. 

Por: Assessoria FT Wines Vinhos

Foto/ Créditos: iStock

Este material pode ser reproduzido, desde que citado a fonte.

VOLTAR
Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos

Seja um distribuidor