fbpx FTWines Vinhos

BLOG

Os melhores tipos de vinho para um bom churrasco


13 de Fevereiro de 2020
O churrasco é um dos principais elementos da cultura brasileira. Ainda que essa carne assada na brasa seja comumente apreciada com cerveja, existe uma harmonização surpreendente que pode ser degustada: o churrasco ao lado de um bom vinho.

Por não ser uma combinação tão frequente, é normal haver algumas dúvidas em relação ao tipo de vinho mais adequado para acompanhar essa iguaria.

Mas você não precisa se preocupar! Na leitura a seguir, iremos abordar as melhores opções de vinhos para o seu churrasco. Confira!

 

Por que vinho ao invés de cerveja?


Algumas razões podem explicar o motivo pelo qual o vinho pode ser uma opção mais adequada para o churrasco do que a cerveja. Puro malte ou não, sabemos que as cervejas são produzidas para estarem muito geladas no momento do consumo. Entretanto, as baixas temperaturas da bebida amortecem nossas papilas gustativas, o que resulta na falta de sensibilidade do paladar para sentir o sabor de todo o seu churrasco. Já as propriedades do vinho serão perfeitas para limpar o seu paladar, equilibrar e potencializar todo o sabor quando estiver em contato com a proteína da carne.

 

Malbec


Não é a toa que essa é a uva mais famosa para harmonização com carnes. Por ser um vinho encorpado e bem concentrado em taninos, combina perfeitamente com a explosão de aromas e sabores que a carne apresenta.

 

Cabernet Sauvignon


Sem dúvidas essa é uma das melhores opções para cortes de carne que são mais gordurosos, mas é preciso certificar-se de que o vinho produzido com essa uva tenha passado por estágio em barrica de carvalho, visto que eles tendem a possuir altos níveis de acidez, e por essa razão tornam-se ideais para quebrar as moléculas de gordura e equilibrar o paladar.

 

Syrah


Para toda harmonização, lembre-se de considerar o molho. Caso a carne esteja sendo acompanhada de barbecue, não há dúvidas de que o molho irá ser bem marcante ao paladar e por essa razão, os vinhos com a uva Syrah serão a opção ideal para equilibrar a combinação.

Lembre-se que essas dicas são para aumentar as chances de você obter sucesso em seu churrasco e não leis obrigatórias. Apesar disso, escolha o que seja mais agradável ao seu paladar.

VOLTAR
Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos

Seja um distribuidor