fbpx FTWines Vinhos

BLOG

Saiba o que é a maceração no processo de produção de um vinho


19 de Julho de 2019
Primeiramente precisamos entender o que é mosto para entendermos o processo de produção de um vinho, mosto, nada mais é do que suco de uvas com as cascas para extrair o sumo/ substâncias essenciais para o vinho, como a cor, os aromas e os tantinos.

No processo da realização do vinho o que dá cor ao mesmo são as cascas, pois sua polpa é branca. Quanto sua polpa, podem-se produzir deliciosos vinhos como os brancos de uvas tintas, variando, podendo ser o champagne ou mesmo o Pinot Noir.

Ao falarmos dos tintos vale lembrar que o contato do mosto com as cascas para a extração da cor é essencial e chamamos isso de antocianina, inclusive a quantidade de dias ou semanas que ocorre a maceração - que é o que define a tonalidade do vinho. Quem define isso é o profissional do vinho (enólogo), baseado em sua experiência.

A maceração também ocorre na produção de alguns rosés, por isso p contato do mosto com as cascas acontece por algumas horas para dar certa tonalidade ao vinho, porém, quanto mais tempo o mosto fica em contato com as uvas, maior sua tonalidade.

 

Por: Assessoria FT Wines Vinhos

Foto/ Créditos: iStock

Este material pode ser reproduzido, desde que citado a fonte.

VOLTAR
Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos

Seja um distribuidor